7 de mar. de 2010

Criando um jogo de RPG


Se você assistiu senhor dos anéis, caverna do dragão e sempre quis participar daquelas histórias, uma das maneiras possíveis, é jogando o tão famoso RPG. Porém não adianta apenas a vontade, há várias regras e conceitos que você deve ter conhecimento antes de começar uma história. A seguir algumas dicas para quem quer começar a jogar.

1 – Seja original – É bastante provável que seus amigos não gostem de uma aventura onde o objetivo é destruir um anel mágico, isto por que eles querem jogar algo novo e não uma copia de “o Senhor dos Anéis”.

2 – Política pode ser legal – Se você for criar um mundo não se esqueça de criar a diplomacia deste mundo, por exemplo, quem são os maiores reinos deste mundo? Com quem o reino dos elfos está em guerra? Quais são as principais alianças? Isto ira fazer que o seu mundo fique mais próximo de um mundo de verdade, alem da diplomacia, que pode te dar algumas ideais como, um grupo de aventureiros deve impedir uma guerra entre os elfos e os anões, pois o tratado destes dois reinos iria obrigar o reino dos homens a entrar na guerra criando uma guerra mundial.

3 – Crie bons PdJ – Um PdJ é todo aquele personagem que não é controlado por um dos jogadores, muitos mestres não dão importância a eles mas isto é um erro grave um bom PdJ é quase tão importante quanto um bom mestre.

Para se criar um bom PdJ primeiro pense em uma biografia para ele, onde ele nasceu? Quem são seus pais? E o porque ele está se encontrando com os jogadores naquele momento? Depois pense em qual é a sua personalidade feliz, resmungão, misterioso? E enfim pense em algumas “manias” para ele como, ele sempre grita “Pelo martelo de Urdik!!!” antes de um combate ou ele fica enchendo o saco dos jogadores.

4 – Descreva bem os cenários – Ao invés de simplesmente dizer “Vocês passam por uma montanha” diga “Vocês passam por uma montanha, ela é alta e vocês têm a impressão que ela está desafiando vocês a escalá-la”.

O que eu estou querendo dizer é que quando você for descrever um legar dê uma enrolada (no bom sentido) quando for descrever uma caverna descreva o cheiro de podridão e a sensação de morte pairando pelo local.

5 – Desenhe um mapa – Se for criar um mundo desenhe um mapa dele e mostre aos jogadores no inicio e toda vez que eles comprarem/olharem um mapa.

6 – Cuidado com os inimigos – Muitos mestres cometem o erro de fazerem que os adversários lutem até a morte, mas são poucos os seres vivos que desejam a morte, muitos inimigos iam tentar fugir ou negociar.

7- Uma festa não mata ninguém – Entre uma aventura e outra, coloque um momento para que os personagens se divirtam, coloque que quando eles chegam a uma cidade eles são recebidos com um banquete, ou faça um “momento convivência” aonde os personagens vão somente conversar e se conhecer melhor, afinal todos merecem um descanso, não?

Espero que essas dicas tenham ajudado, boas aventuras!!

Fonte aqui.
Mais Sobre o RPG aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário